Santo Antão: Câmara Municipal da Ribeira Grande promove “Fórum Criança Hoje” no âmbito do programa Junho mês da criança

Ribeira Grande, 17 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande promove esta terça-feira, 18, a realização de um fórum subordinado ao tema “criança hoje” para “reforçar o trabalho de sensibilização para a protecção das crianças”.

“Queremos dar uma atenção mais reforçada aos problemas à volta das crianças”, disse o vereador Dirseu Rocha, em declarações à Inforpress, acrescentando que a ideia é ter em conta o combate a “essa onda de violação sexual de menores e de outros direitos das crianças”.

“O tema ‘criança hoje’ tem a ver com a especificidade da criança hoje que nada tem a ver com a criança de outros tempos”, afirmou Dirseu Rocha, explicando que “a criança hoje tem mais contacto com a informação, com a internet, e é necessária uma abordagem diferente em relação às crianças do passado”.

“A sociedade perante os desafios actuais da Infância e da adolescência, o papel da família e de outras instituições, os valores: a base da sociedade” são os temas que enformam o primeiro painel e terão como oradores um sociólogo do ICCA e o bispo da Diocese de Mindelo, D. Ildo Fortes.

“O professor e o aluno na sala de aula, os direitos e deveres da criança, bem como os limites e desafios do professor” será o segundo painel e o terceiro painel abordará o tema a “prevenção e promoção do desenvolvimento em crianças em situação de vulnerabilidade psicológica e social, os desafios da infância – o caso de Santo Antão e o quadro legal para promoção dos direitos da criança e adolescente”.

Nesse fórum será, ainda apresentado e debatido um quarto painel subordinado ao tema “a saúde da criança e do adolescente, o estado psicológico/stress infantil e o processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE).

HF/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos