Porto Novo, 28 Mar (Inforpress) – As associações de desenvolvimento comunitário em Santo Antão, beneficiárias do programa de emprego e empregabilidade, esperam criar “dezenas” de empregos directos com a entrada em funcionamento dos empreendimentos turísticos a ser implementados no âmbito deste programa.
Graças ao programa de emprego e empregabilidade, financiado pela Cooperação Luxemburguesa e executado pelo Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF), Santo Antão está a beneficiar de dez projectos turísticos comunitários (construção/remodelação de unidades turísticas) que, conforme essas associações, vão permitir gerar, pelo menos, 30 postos de trabalhos directos.
Já nesta fase de construção, esses empreendimentos, que ultrapassam os 22 mil contos, têm possibilitado empregar, temporariamente, 150 pessoas.
No concelho da Ribeira Grande foram financiados os projectos “pousada turística dragoeiro”, da Associação de Desenvolvimento integrado de Matinho de Leste e Monte Joana (ADIM), “hospedagem turística em espaço rural e alimentação” da Associação das Mulheres Solidárias de Figueiral (AMSF), “Garça Turístico” da Associação de Protecção Ambiental e Desenvolvimento de Garça de Cima (APAD-GC) e “Lagoa – hospedagem morabeza” da Associação de Desenvolvimento Comunitário Luz Viva de Lagoa, no Planalto Leste.
Paul foi contemplado com três projectos: a “rota do café de Santa Isabel”, apresentado pela Associação Comunitária de Agricultores e Criadores de Gado de Santa Isabel, o projecto “RESSOAR – Qualificação do Turismo Rural Comunitária do Paul”, da Liga dos Amigos do Paul (AMIPAUL) e o projecto “Pousada Turística”, da Organização Social para Desenvolvimento Local Integrado – Oásis Pico da Cruz.
Porto Novo beneficiou dos projectos “turismo agro-ecológico” apresentado pela Associação dos Moradores e Amigos de Ribeira de Corujinha, o projecto “Casa das Caldeiras”, da Associação Mulheres do Planalto Leste – AMUPAL, e o projecto “LILUA: iniciativa comunitária de turismo e preservação ambiental do planalto norte” apresentado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário Luz Verde do Norte.
Os projectos têm por objectivo promover o turismo rural e comunitário como factor de geração de rendimentos, promoção de emprego e auto-emprego junto das comunidades da ilha de Santo Antão.
JM/AA
Inforpress/Fim