Santo Antão: Amadeu Cruz reafirma intenção do Governo em instalar ensino superior nesta ilha ainda em 2019

Porto Novo, 17 Jun (Inforpress) – O secretario de Estado da Educação reafirmou, este fim-de-semana, no Porto Novo, a intenção do Governo em instalar, ainda em 2019, o ensino superior em Santo Antão, para permitir aos jovens santantonenses prosseguirem seus estudos na própria ilha.

Amadeu Cruz, que esteve de visita a Porto Novo, onde, a convite da edilidade, presidiu ao acto de abertura da décima quinta edição da feira agro-pecuária de Santo Antão, garantiu que, enquanto membro do Governo, que responde pela área de ciência e ensino superior, vai “continuar a trabalhar, para que esta ilha tenha o ensino superior”, já a partir do próximo ano lectivo.

“Enquanto secretário de Estado da Educação, respondível pelo sector da ciência e ensino superior, vou continuar a trabalhar para que Santo Antão tenha o ensino superior, para permitir aos jovens desta ilha frequentarem cursos superiores, sobretudo, nas ciências agrárias, na sua própria ilha”, sublinhou o governante.

A instalação do ensino superior em Santo Antão passará pela abertura do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias, nesta ilha, que, ainda em 2019, deverá iniciar os primeiros cursos, abarcando áreas como a agricultura, pecuária, água, floresta e energias renováveis.

Segundo Amadeu Cruz, o Governo quer “estender” o ensino das ciências agrárias a Santo Antão para “dar respostas concretas” às necessidades do “desenvolvimento sustentável” desta ilha, que tem como uma das “principais aspirações” a criação do ensino superior.

Para a concretização deste projecto, o Governo está a contar com a parceria do Instituo superior da Agronomia de Lisboa, Portugal.

Os autarcas em Santo Antão consideram que o ensino superior constitui “um grande desígnio” dos santantonenses, que, nos últimos anos, têm reivindicado, insistentemente, a criação de um pólo universitário, como forma de proporcionar aos jovens a possibilidade de prosseguirem os estudos superiores na sua própria ilha.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos