Santo Antão: A partir de  agora as crianças passam a viajar “devidamente identificadas” entre Porto Novo/São Vicente

Porto Novo, 30 Jun (Inforpress) – A medida visando o controlo da entrada e saída de crianças e adolescentes a partir do porto do Porto Novo, Santo Antão, com um dos maiores  fluxos diários de passageiros no país, entra em vigor esta segunda-feira.

 

A partir de agora, as agências de viagens passam a exigir documentos de identificação aos passageiros na compra de passagens nesta linha marítima de maior movimentação em Cabo Verde, passando as crianças e adolescentes a viajarem devidamente identificadas e acompanhas de pessoas credenciadas.

 

Essas medidas de controlo da entrada e saída de crianças e adolescentes na linha Porto Novo/São Vicente, muito aplaudidas pelos santantonenses, partiu de uma iniciativa do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICAA) e da Policia Nacional.

 

O propósito, conforme a delegada do ICCA em Santo  Antão, Earsénia Nico, é prevenir eventual desaparecimento de crianças, uma situação na ordem do dia em Cabo Verde, ultimamente, e que preocupa as instituições nacionais.

 

Segundo a responsável, as “fragilidades” existentes na entrada e saída de crianças e adolescentes a partir do caís do Porto Novo têm vindo a “preocupar” a delegação do ICCA em Santo Antão, que conseguiu “engajar” os seus parceiros, como a Policia Nacional, as agências de viagens e a Enapor na resolução dessa situação.

 

Por isso, a partir desta segunda-feira, passa-se a exigir documentos de identificação aos passageiros na compra de passagens, passando as crianças e adolescentes a viajar, devidamente, identificadas, acompanhadas de pessoas autorizadas para o efeito.

 

Medida que, conforme a Polícia Nacional, vai permitir, em caso de um eventual desaparecimento, saber se a pessoa em causa viajou ou não no percurso Porto Novo/São Vicente.

 

Entretanto, a Inforpress constatou que, há já algum tempo, as agências de viagens têm estado a exigir documentos aos passageiros na linha Santo Antão/São Vicente.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos