Santiago Norte: Próxima missão médica francesa vai priorizar consultas e formações na área da cirurgia vascular

Assomada, 09 Mai (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) em Santiago Norte e a equipa médica francesa fizeram hoje um “balanço positivo” desta segunda missão, e apontam a área da cirurgia vascular como prioridade da próxima missão.

Esta primeira missão de nove dias de médicos franceses ao concelho de Santa Catarina (ilha de Santiago), que terminou esta quarta-feira,08, enquadra-se no âmbito de um acordo e parceria entre a Associação de Cabo-verdianos em Amiens (ACVA), a Câmara Municipal de Santa Catarina e este estabelecimento de saúde.

Em declarações à Inforpress, a responsável de Central de Consultas do HRSRV, Janice Tavares, considerou “muito importante” esta segunda missão de médicos franceses, particularmente na área de ortopedia que beneficiou pacientes da região norte e sul da ilha de Santiago.

Para a próxima missão médica francesa, avançou que vão priorizar consultas e formações na área da cirurgia vascular (especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos), uma especialidade que segundo ela ainda não existe no país.

Em jeito de balanço, informou que de 30 de Abril a 08 de Maio foram realizadas cerca de 250 consultas, 16 infiltrações e duas cirurgias.

Por seu turno, a presidente da Associação Sodade, que integra a ACVA, Anabela Gomes, fez também um balanço positivo desta segunda missão que, conforme lembrou, atendeu 250 pacientes.

Segundo a mesma fonte, durante os nove dias, além de terem atendido os pacientes que procuraram os serviços hospitalares, também se deslocaram à casa de idosos, sobretudo os que vivem em lugares de difícil acesso, para realizar consultas.

A responsável explicou que a ideia de trazer um médico/professor da área da cirurgia vascular, surgiu tendo em conta que notaram que maioria dos pacientes atendidos carecem que consultas dessa especialidade.

Disse ainda que além de consultas que o médico da próxima missão vai ministrar também acções de formação para médicos do HRSRV.

FM/FP

Inforpress/Fim

 

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos