Santiago Norte: Escolas secundárias de Santa Catarina e São Salvador do Mundo realizam feira conjunta de profissões

Assomada, 20 Mar (Inforpress) – As três escolas secundárias de Santa Catarina e uma dos Picos promoveram hoje uma feira conjunta das profissões, com o objectivo de informar os seus alunos sobre os cursos existentes para o ensino técnico profissionalizante e superior.

Nesta primeira edição, que vai decorrer durante todo o dia no polivalente de Assomada, concelho de Santa Catarina, sob lema “O autoconhecimento, a informação profissional e a reflexão sobre o mundo do trabalho”, conta com participação da Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), Liceu Amílcar Cabral e Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes de Santa Catarina e Escola Secundária Carlos Alberto de São Salvador do Mundo (Picos).

Em declarações à Inforpress, o director da ETGDH, Arlindo Mendes, disse que este evento vai complementar o trabalho que todas essas escolas têm feito a nível de sensibilização e orientações vocacionais, direccionados aos alunos do 12 º ano, que segundo ele ainda carecem de informações.

Daí a realização da feira conjunta que conta com participação de mais de 33 feirantes para que juntos possam dar “mais informações” aos seus alunos, sobretudo os que ainda estão “indecisos” em relação aos cursos, e mostrar-lhes as oportunidades existentes no mercado de trabalho.

Diferente das outras escolas, avançou que a ETGDH pretende ainda “atrair” os alunos do 10 º ano dos outros agrupamentos escolares para a via técnica dando-lhes a oportunidade de escolherem os seus cinco cursos nas áreas de Mecânica, Construção Civil, Contabilidade e Administração, Electricidade Electrónica e Informática de Gestão.

Por outro lado, a mesma fonte informou que a escola vai aproveitar ainda para apresentar projectos práticos feitos pelos alunos em todas as áreas da segunda edição do concurso da defesa dos projectos em que os melhores foram premiados.

Na feira participam instituições direccionadas para o ensino superior, designadamente Universidade de Cabo Verde, Universidade de Santiago, Instituto das Ciências Económicas e Empresarial, Universidade Lusófona de Cabo Verde, Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

A nível do ensino técnico-profissional, participaram o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Variante e Santa Catarina), Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial e Escola Técnica de Formação em Saúde e Educação.

Participam ainda empresas e instituições como CV Móvel (Engenharia de Telecomunicações), Polícia Nacional (exposições dos materiais da corporação) e Delegacia de Saúde (Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Medicina, Biologia e Geologia) e Ministério Público (Direito) dando orientações profissionais aos alunos.

FM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos