Santiago Norte: Dia da Mulher Cabo-verdiana celebra-se com palestras, marcha, feira de saúde e espectáculo

Assomada, 26 Mar (Inforpress) – O Dia da Mulher Cabo-verdiana assinala-se esta quarta-feira em Santiago Norte com palestras, marcha, feira de saúde, gala, missa e espectáculo e entrega de uma habitação construída de raiz à uma família vulnerável chefiada por mulher.

Em Santa Catarina, as mulheres polícias do Comando Regional da Polícia Nacional de Santiago Norte organizam uma “Marcha das Mulheres”, cuja concentração está marcada para as 10:00, em frente a Esquadra Policial de Santa Catarina.

Ainda nesse concelho, está prevista uma Feira de Saúde direccionada para as mulheres que trabalham no Mercado Novo, com uma palestra de sensibilização, medição de tensão, glicémia capilar, massagem e fisioterapia e consulta de ginecologia, organizada pela autarquia santa-catarinense.

No mesmo dia consta ainda uma aula aeróbica e actividades culturais com destaque para o espectáculo “Mulheres em Festa” aprazado para as 16:00 na Zona Pedonal, em que sobem ao palco batucadeiras de Mancholy e Fonte Lima, Domingos Dias e Manazinha Freire.

As actividades de “Março, Mês da Mulher” encerram no sábado, 30, com uma conversa do presidente José Alves Fernandes com mulheres de Santa Catarina, pelas 10:00, no Centro Cultural Norberto Tavares.

No município de São Miguel, o dia vai ser celebrado com uma missa para as mulheres na Igreja Paroquial de São Miguel, seguida de uma palestra sobre o papel da mulher na construção da sociedade cabo-verdiana, apresentação da Lei de Paridade, devendo o dia culminar com actividades culturais e recreativas no centro histórico de Porto de Calheta.

O “Março, Mês da Mulher” termina no dia 31, com uma palestra sobre cuidado da mulher, sendo que um dia antes haverá uma palestra sobre o papel da família na educação dos filhos.

Para além de assinalar a efeméride, a mesma enquadra-se na política da promoção social da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, na vertente da habitação, estando ainda prevista a entrega de cinco casas de banho e nove cisternas, sendo mulheres as principais beneficiárias.

O Dia da Mulher Cabo-verdiana vai ser assinalado em Tarrafal como uma gala que vai reunir mulheres de várias instituições, às 20:00 no Mercado de Artesanato e Cultura.

Já em São Salvador do Mundo, para assinalar o Dia da Mulher Cabo-verdiana a edilidade vai entregar uma habitação construída de raiz à uma família vulnerável, na localidade de Leitão Grande.

No mesmo dia, está previsto a entrega de cinco casas de banho e nove cisternas, sendo mulheres as principais beneficiárias.

Para além de assinalar a efeméride, segundo a autarquia a iniciativa enquadra-se na política da promoção social da Câmara, na vertente da habitação.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos