Santiago Norte: Desportistas tarrafalenses terminam formação em arbitragem de futsal e futebol

Tarrafal, 29 Out (Inforpress) – Um total de 30 treinadores, amantes e praticantes de futebol e futsal do município do Tarrafal, no interior de Santiago, terminou hoje uma acção de formação em arbitragem nessas duas modalidades desportivas.

A acção formativa, que teve a duração de três dias, foi uma iniciativa da Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro de Juventude, Cultura e Desporto, em parceria com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e Africa Youth Cup.

Em declarações à Inforpress, o técnico da Câmara Municipal do Tarrafal para a área do Desporto, Gil Tavares, disse que a formação que contou com participação de cinco mulheres visou tornar os participantes mais aptos e eficientes no desempenho das suas funções.

Tendo em conta que a maioria dos participantes não são árbitros, a mesma fonte disse acreditar que estes jovens vão passar a olhar cada vez mais para a arbitragem como um caminho a seguir tanto no futsal como no futebol.

Aliás, alguns formandos relevaram à Inforpress que ambicionam uma carreira de arbitragem.

Gil Tavares, que fez um balanço “extremamente positivo” da formação, manifestou a intenção da câmara municipal liderada por José dos Reis, em continuar com mais acções de capacitação em arbitragem de futsal e futebol, como noutras modalidades desportivas.

Por sua vez, o vice-presidente da APAF e um dos formadores, Gustavo Sousa, informou que além de Cabo Verde esta instituição realiza formações de arbitragem em Moçambique, Angola e a outros países que lhes requisitam com o objectivo de trocarem ideias sobre a arbitragem.

O antigo árbitro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) admitiu que tanto os árbitros profissionais e os que tencionam seguir o caminho da arbitragem saíram dessa formação com mais potencialidades, mais facilidades e capazes de exercerem a função difícil que é ser árbitro.

A formação, que teve como palco o pavilhão desportivo municipal, segundo ele, contemplou aulas práticas e teóricas, com destaque para as leis do jogo.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos