Santa Cruz: Presidente da câmara anuncia aumento salarial para profissionais do saneamento em 2024 (c/áudio)

Pedra Badejo, 06 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, anunciou hoje o aumento salarial para os 120 profissionais do saneamento desse município do interior de Santiago, a partir de Março de 2024.

Carlos Silva falava em conferência de imprensa, na cidade de Pedra Badejo, para reagir à denúncia do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP) sobre a situação laboral dos profissionais do saneamento da autarquia santa-cruzense.

Das reivindicações, consta a não actualização da grelha salarial desses funcionários, de acordo com a tabela salarial, enquadrando-os na Categoria Operacional Nível I, com um salário base 15.000$00 contos, com efeitos retroactivos a 2013, mas também a não actualização salarial de 2,2 por cento (%) atribuído pelo Governo aos funcionários do quadro comum da Administração Pública, com efeito retroactivo a Janeiro 2019.

O Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP), que denunciou mais uma vez a Câmara Municipal de Santa Cruz pela prática de “grave irregularidade laboral” com os profissionais do saneamento, apontou ainda a não actualização e ajustamento salarial de 3,5 % para o ano 2023, assim como a inscrição obrigatória dos trabalhadores no sistema do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), nos termos da lei.

Em reacção, o edil santa-cruzense, que lembrou que a câmara que lidera tem 700 funcionários, assegurou que a intenção da autarquia sempre foi regularizar a situação de todos os seus colaboradores durante o mandato 2020-2024.

Relativamente aos 120 funcionários da área do saneamento, que, segundo ele, trabalham apenas duas horas por dia, adiantou que além do aumento salarial vão ter acesso à cobertura do INPS e passar a trabalhar oito horas por dia.

“Já temos as contas feitas e o processo já está devidamente montado. A partir do salário do mês de Março do próximo ano os profissionais do saneamento vão ter um aumento de acordo com aquilo que já está estipulado como salario mínimo nacional”, garantiu, acrescentando que este aumento, que consta no Orçamento para 2024, abrange todos os funcionários da edilidade.

O presidente da câmara, que esteve ladeado da sua equipa de vereadores, comprometeu-se ainda em atender outras reivindicações desses profissionais do saneamento, mormente o PCCS.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal avançou que vão ainda investir na formação destes profissionais do saneamento que vão passar a fazer parte dos colaboradores efectivos da Câmara Municipal de Santa Cruz em 2024, para que possam desemprenhar cada vez melhor as suas funções.

FM/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos