Santa Catarina: Feirantes e público enaltecem a organização da “feira di midju”

Assomada, 04 Nov (Inforpress) – As 15 feirantes e o público que visitou a segunda edição da “feira di midju” (feira do milho), na rua pedonal em Assomada, decorrida nos dias 3 e 4 de Novembro, atribuíram nota positiva à organização do evento.

Idalina Xavier é uma das expositoras que demonstrou a sua satisfação pela realização do evento, realçando que é uma forma de tirarem algum lucro nas vendas, além de movimentar a cidade de Assomada.

Segundo a mesma fonte, com tantos acontecimentos negativos que estão a acontecer no mundo é preciso procurar opções para se distrair e driblar as dificuldades do dia-a-dia, mas opções que tragam rendimento às famílias, enaltecendo assim a ideia da organização para este evento.

Esta feirante não trouxe milho, justificando que nesta altura não tem milho nos seus terrenos para cozinhar ou assar porque já se encontram quase todos secos, mas aproveitou para apresentar diversidades de grelhados e bebidas.

Neste quesito apela à organização para nas próximas edições organizar este evento ainda quando o milho está verde para poderem fazer jus ao nome e também tirar um maior e melhor rendimento.

Pois, conforme evidenciou Sandra Semedo, uma outra expositora, conseguiu trazer milho cozido e assado, mas teve de comprar milho oriundo da ilha do Fogo, corroborando assim a opinião da sua colega no sentido das próximas edições serem organizadas em épocas onde ainda há milho verde no município.

Considerou que para as vendedeiras ambulantes este tipo de evento é de “extrema importância”, pois conseguem arrecadar um pouco mais de rendimento do que aquilo que conseguem nos dias normais.

Da parte do público, Ruben Azevedo enalteceu esta ideia, sublinhando que esta feira é uma oportunidade não só para as vendedeiras venderem os seus produtos, mas também para promover a diversidade cultural e gastronómica.

Igualmente, Aldino Veiga considerou o ambiente como sendo óptimo, uma oportunidade para fluir e dinamizar a economia local, onde as feirantes apresentaram novidades e o público correspondeu com a procura.

A feira di midju foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina, através dos pelouros da Economia Local e da Cultura, um evento que reúne gastronomia à base de milho e conta com a presença de produtores com pratos típicos, como a cachupa, pastéis de milho, milho-cozido e assado, bem como os churrascos e bebidas à base de cana-de-açúcar.

Em paralelo ao evento está a decorrer apresentações culturais, com grupos de batucadeiras, nomeadamente os grupos Nha Rainha, Raiz Lemba Lemba, Entre Verde, batucadeiras Raiz de Brianda e do grupo de cotxi pó Fidjus de Engenhos.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos