Santa Catarina: Autarca promete continuar a ajudar mais famílias a realizarem o sonho de casa própria (c/áudio)

Assomada, 23 Nov (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, entregou hoje duas casas construídas de raiz e prometeu ajudar mais famílias, sobretudo as mais carenciadas deste município santiaguense a realizarem o sonho da casa própria.

A entrega das duas habitações, construídas de raiz, em Mancholy e Achada Lém, financiadas com recursos da própria câmara em cerca de 5.000 contos, mais de 2.000 contos cada, enquadra-se no âmbito das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemora 189 anos este sábado, 25.

“Hoje entregamos duas casas construídas de raiz, mas, o nosso compromisso é continuar com esta política de apoio à habitação no próximo ano”, disse Jassira Monteiro em declarações à Inforpress, em Achada Lém, após entregar as chaves da casa à Ivanilda Tavares, de 36 anos, mãe de cinco filhos.

“Para o próximo ano a previsão é aumentarmos o número de casas construídas de raiz e reabilitadas, e ainda de casas de banho”, indicou, acrescentando que para tal vão contar com apoio do Governo, através dos vários ministérios e com recursos próprios da câmara.

Em jeito de balanço, a única mulher presidente de câmara no País informou que a autarquia, no âmbito do projecto “habitação condigna”, só em 2023 já construiu cinco casas de raiz e já reabilitou outras 30 das famílias carenciadas.

Além de ajudar estas 35 famílias a realizaram o sonho da casa própria e a ter uma habitação condigna, acrescentou que durante este ano entregaram 72 casas de banho completamente equipas a famílias de várias localidades desse município rural.

Segundo disse, tendo em conta que a maioria das famílias do concelho é monoparental e chefiadas por mulheres, admitiu que há uma sensibilidade em apoiar este grupo de mulheres chefes de família no âmbito do projecto “habitação condigna”.

Na ocasião, Jassira Monteiro prometeu ainda desencravar “nos próximos tempos” as duas localidades, onde foram entregues as duas casas construídas de raiz.

Assim como Ivanilda Tavares, Neia, mãe de três filhos, da localidade de Mancholy, realizou hoje o sonho de casa própria, com a presidente da câmara a comprometer-se em continuar a empoderar as mulheres de Santa Catarina que estão no sector informal.

Ainda no âmbito das festividades, foi apresentado esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Catarina, em Assomada, o livro “Mascarenhas Monteiro – Discursos e Mensagens”, cuja apresentação esteve a cargo de Armindo Ferreira.

Para assinalar as festividades da santa padroeira desse município do interior de Santiago, foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde início de Novembro, e ainda inaugurações.

Já para esta sexta-feira, 24, vão ser entregues “simbolicamente” as obras das estradas calcetadas dos bairros de Bolanha e Achada Riba, em Assomada.

As festividades, que este ano são comemoradas sob o lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina” (Estamos juntos por Santa Catarina, em português), terão o seu ponto alto no dia 25, com uma procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com o mesmo nome, em Cabeça Carreira.

FM/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos