Sal: Cruz Vermelha assinala efeméride enaltecendo importância e valor da ajuda humanitária

Espargos, 09 Mai. (Inforpress) – O conselho da Cruz Vermelha, no Sal, marcou o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, assinalado a 08 de Maio, com uma série de actividades tendo como foco, idosos e famílias mais vulneráveis desta sociedade.

Segundo Glória Santos, presidente do conselho da Cruz Vermelha local, as actvidades em celebração à efeméride iniciaram, na ilha, com distribuição de cestas básicas aos idosos do centro, numa parceria com a Fundação Donana.

No período da tarde a data foi, igualmente, lembrada com um encontro de reflexão sob o lema “Amor”, proferido por Madalena Tavares, antes Membro do Concelho Superior e Executivo da Cruz Vermelha, agora na qualidade de voluntário, perante a presença de colegas e instituições convidadas.

Celebrado este ano sob o lema “O amor das pessoas, para as pessoas e com as pessoas”, as actividades continuam durante o mês de Maio, enaltecendo a importância e o valor da ajuda humanitária, lembrando também a história da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o papel do voluntariado dentro da organização, durante um fórum previsto para o final do mês.

Ainda dentro das comemorações, pretende-se realizar um simulacro de um acidente para testar o comportamento e a capacidade de actuação dos novos voluntários na ilha, que conta, actualmente, com mais de 60 voluntários inscritos.

Glória Santos, concluiu, apelando mais uma vez a uma maior adesão ao sistema de voluntariado local da Cruz Vermelha, o que permitirá o desenvolvimento de mais acções e actividades.

O dia da Cruz Vermelha é em homenagem à data de nascimento de seu fundador, Jean Henri Dunant. Ele foi agraciado com o primeiro Prémio Nobel da Paz, em 1901.

De acordo com Dunant, a ideia de criar a Cruz Vermelha surgiu depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos.

Criada em 1863, a Cruz Vermelha Internacional está actualmente presente em cerca de 190 países e reúne aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos