Sal: Autarquia estimula munícipes a cuidarem da saúde e a praticarem exercício físico

Espargos, 06 Abr. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal leva feira de saúde e actividades desportivas à localidade de Pedra de Lume para marcar o Dia Mundial da Actividade Física e o da Saúde, assinalados a 06 e 07 de Abril, respectivamente.

As actividades que decorreram na zona de Cafaru começaram às 09:00 estendendo-se até à 13:00, tendo a feira de saúde sido visitada por pessoas de várias idades, crianças, jovens e adultos, enquanto, paralelamente, mesmo ao lado das tendas, se ia assistindo algumas actividades desportivas, desde xadrez gigante, karaté e atletismo.

Durante a feira foram realizadas sessões de sensibilização para prevenção do uso abusivo do álcool e outras drogas, distribuição de panfletos e preservativos, despistagem da diabetes e hipertensão arterial, informação e sensibilização para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Hospital, Delegacia de Saúde, Cruz Vermelha, VerdeFam, Fisiosal, Atlas Fisioterapia e Morabi são as instituições parceiras envolvidas nesta tarefa.

Já do lado desportivo, no quadro do projecto Sal Activa e Sal em Forma, a Associação de Xadrez do Sal (AXSAL), Associação de Karaté do Sal (AKIS), e a Escola de Atletismo Planalto são os parceiros que colaboraram com a câmara nas actividades desportivas.

Estimulando as pessoas a cuidarem-se da sua saúde e bem-estar físico, o vereador da área Social, Jocelino Cardoso, disse que estas actividades são “extremamente importantes”, mormente com a fraca cultura das pessoas de irem ao médico.

“Trouxemos estas actividades a Pedra de Lume, uma localidade muito especial, para dar vez e permitir à população local a participar, a terem oportunidade desta atenção a nível da saúde, já que uma ferramenta forte no que tange à prevenção, informação e sensibilização”, manifestou, considerando ter havido uma “boa adesão”.

Celebrado a 07 de Abril, o Dia Mundial da Saúde tem como propósito a consciencialização da população para questões que afectam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

“Cobertura Universal de Saúde” é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações deste ano tendo metas “ambiciosas” para o decurso de 2019.

E, o Dia Mundial da Actividade Física celebrado a 06 de Abril visa promover a prática de actividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico, cuja prática regular, conforme os entendidos na matéria, apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente, evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças reduz a tensão arterial, redução do stress, entre outras situações.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos