Ribeira Grande de Santiago atinge 100 % de acesso à eletricidade com inauguração de energia elétrica em Mosquito D`Horta

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O concelho da Ribeira Grande de Santiago atingiu 100 por cento (%) de acesso à energia eléctrica, hoje, com a inauguração de energia na localidade de Mosquito D`Horta.

Ao presidir o acto, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou que esta meta é a mesma que o Governo ambiciona para todo Cabo Verde, pelo que parabenizou o concelho por este importante feito.

“Ribeira Grande de Santiago está de parabéns, parece-me que é o primeiro concelho em Cabo Verde a atingir os 100 %”, afirmou, acrescentando que agora é continuar a fazer os bons investimentos nesta localidade isolada, mas não menos importante, de modo a atrair investimentos.

Reconheceu que depois é necessário resolver a via de acesso para facilitar a circulação à localidade, prometendo, no momento certo ver o que é possível fazer para melhorar a integração dentro da Ribeira Grande de Santiago, mas também a integração dos munícipes dentro da ilha, e que fique mais próximo da Cidade da Praia.

“Não podemos deixar nenhuma localidade para trás e não podemos deixar ninguém para trás, e fazer energia inclusiva é isso, é fazer este bem, que é essencial, chegar às casas das pessoas por mais distantes que estiverem”, disse.

O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, por seu lado, explicou que se trata de um projecto que visa uma política energética inclusiva que integra localidades isoladas, fora da rede, e que Mosquito D`Horta é um exemplo, realçando esforços que vêm sendo feitos para fazer chegar a eletricidade a todas as localidades.

“Permitiu hoje todas as casas em Mosquito D `Horta de ter acesso a esse bem precioso que é electricidade. E isso muda completamente a vida das pessoas, portanto, é isso essencialmente que nós estamos aqui hoje para celebrar o momento histórico de viragem do próprio concelho, que passa a ter 100 % de acesso a electricidade a partir de hoje”, reforçou.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, ressaltou que hoje é um dia de festa, e motivo de alguma satisfação, tendo justificado que, para além do município passar a estar 100 % electrificado, isto acaba por responder a uma reivindicação antiga e legítima dos moradores.

Já a munícipe Lídia Dias manifestou felicidade pela chegada de energia a esta localidade, e recordou tempos em que iluminavam as casas com candeeiros feitos de sementes de purgueira, depois com auxílio do petróleo, velas, para dizer que agora esta “luz é como a luz do sol que chegou para sempre”.

ET/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos