Ribeira Grande: Câmara municipal deliberou que 2024 será o ano das bibliotecas – vereador da cultura

Ribeira Grande, 07 Nov (Inforpress) – O vereador da cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande, de Santo Antão, Paulo Rodrigues, garantiu hoje que a edilidade ribeira-grandense deliberou que 2024 será o ano dedicado às bibliotecas municipais.

Paulo Rodrigues fez estas declarações à imprensa durante o segundo e último dia da feira do livro, que decorre na cidade da Ribeira Grande, anotando que a câmara pretende, no próximo ano, remodelar todas as bibliotecas municipais e colocar mais livros nas mesmas.

“Nós, na nossa política de promover a literatura, vamos fazer um trabalho junto com o Ministério da Educação na promoção da literatura cabo-verdiana, principalmente dos clássicos, e também de todas as obras literárias que sejam benéficas para as pessoas do nosso concelho disfrutar”, salientou.

O vereador falou ainda do donativo de vários livros, de entre eles clássicos da literatura cabo-verdiana que a edilidade recebeu da Biblioteca Nacional e salientou que se trata de uma oferta “muito importante”, pois os mesmos servirão para apetrechar as bibliotecas municipais.

Por sua vez, a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (IBNCV), Matilde Santos, disse que visitou as bibliotecas municipais do concelho como forma de acompanhar a dinâmica das mesmas.

“Estas visitas às bibliotecas municipais são muito importantes, pois é uma forma de constatarmos se as obras que doamos estão a ser utilizadas ou não”, salientou.

Matilde Santos lembrou ainda que as bibliotecas municipais têm um papel “extremamente importante” no concurso nacional de leitura, porque a segunda fase do certame decorre nas bibliotecas municipais.

A responsável lamentou o facto de alguns municípios não terem aderido à primeira edição do concurso, mas frisou que cada vez mais é a preocupação de que as bibliotecas municipais assumam também o papel de promoção do livro e da leitura que não seja apenas uma responsabilidade da Biblioteca Nacional e de outras instituições.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos