São Filipe, 05 Nov (Inforpress) – Os resultados do ateliê para elaboração da estratégia regional para as ilhas Fogo e Brava vão ser sistematizados visando a produção de um plano estratégico para a região.
Esta informação foi avançada hoje pelo coordenador do ainda Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), que dentro de duas semanas passa a ser uma agência de desenvolvimento regional, João Domingos Teixeira, no final do ateliê de três dias, que contou com a participação de elementos dos programas das plataformas locais para o Desenvolvimento Sustentável 2030 dos quatro municípios da região.
O coordenador disse ainda que durante o ateliê os participantes fizeram um diagnóstico da região Fogo/Brava e os desafios, para depois, através de grupos, trabalhar nas soluções.
João Domingos Teixeira indicou que com a identificação dos principais problemas e a construção da “árvore das soluções” vai-se agora criar um quadro de investimento para a região, definindo os projectos e elaborando o plano estratégico da região.
Durante o ateliê, os vários sectores de actividades foram analisados, desde a questão do género, passando pela agricultura, pecuária, turismo e governança.
João Domingos precisou que a elaboração do plano regional será um exercício para os próximos dias, para elaborar uma versão final do plano de estratégia.
JR/AA
Inforpress/Fim