Psicoterapeuta norte-americana apresenta projecto “Curando corações e empoderando vozes”

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A psicoterapeuta norte-americana Celina Pina Shemo vai estar na ilha de Santiago, nos dias 17 e 18 deste mês, para apresentar o projecto “Curando corações e empoderando vozes” destinado às comunidades afectadas pela problemática do abuso sexual.

Segundo uma nota de imprensa, Celina Pina Shemo, que é psiquiatra e activista social norte-americana de origem cabo-verdiana, vai visitar as comunidades de Santa Cruz, Calheta de São Miguel e Safende na Praia para partilhar e trazer a sua experiência a nível dos traumas violentos e de tratamento às vítimas de abusos sexuais desenvolvida nas comunidades de Massachusetts e Nova Iorque.

O projecto “Curando corações e empoderando vozes” visa apoiar as comunidades afectadas pela problemática do abuso sexual, sobretudo, as crianças e adolescentes, assim como as famílias que lidam com essa dura realidade em Cabo Verde, de modo a implementar uma rede de apoio às vítimas de abusos sexuais e respectivas famílias.

Autora do “best-seller «5 keys To Emotional Oneness; The Emotional Detox System”, (Cinco Chaves para a Unicidade ou fortalecimento emocional; O Sistema de Desintoxicação emocional), Celina Pina Shemo é também responsável do projecto da criação dos “Círculos de Cura”, desenvolvido nos estados de Massachusetts e Nova Iorque.

“Cabo-verdiana de terceira geração, a psicoterapeuta conta com mais de 25 anos de uma ilustre carreira, sendo muito conhecida e aclamada pela sua abordagem única no tratamento dos seus pacientes com recurso a técnicas e instrumentos como música, dança, histórias e contos”, lê-se na nota.

Para Celina Pina Shemo, a beleza dos “Círculos de Cura” está na abertura de canais internos para reflexões mais profundas, acções, expressões e comunicações, visando construir comunidades através do empoderamento, e através da construção de uma rede de círculos de cura solidária e sincera, os indivíduos irão vivenciar uma renovação de si mesmos e um desejo de falar, perdoar, curar, renovar e mudar”, ou seja, as cinco chaves para a cura emocional.

De recordar que recentemente, em Outubro e Novembro de 2018, Celina Pina Shemo esteve de visita a Cabo Verde onde participou de alguns encontros e reuniões, incluindo na Universidade de Cabo Verde com os estudantes locais, no campus do Palmarejo.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos