Cidade da Praia, 26 Out (Inforpress) – O Provedor de Justiça e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) pretendem estabelecer parceria de cooperação para criação de espaços de debate de temáticas de interesses da comunidade académica.
A intenção foi manifestada hoje, pela reitoria da Uni-CV, Judite Nascimento, durante a visita que o Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, efectuou às novas instalações do estabelecimento de ensino superior.
Judite Nascimento mostrou “total abertura” em desenvolver a parceria de cooperação com a Provedoria, sendo que tem trabalhado questões ligadas aos recursos humanos do ponto de vista humanista, equilibrando com o interesse da universidade enquanto instituição e daqueles que integram a comunidade académica.
“O protocolo que pretendemos assinar com a provedoria permitirá que as duas instituições trabalhem e encontrem espaços de debates de temáticas de interesse da comunidade académica e para informamos para que haja literacia do ponto de vista das questões jurídicas e dos interesses dos nossos estudantes, funcionários e professores da instituição”, referiu.
A ideia, segundo a reitora, é criar sinergias e conversas entre a Uni-CV e a provedoria e aproveitar os pilares da universidade para promover programas de formação, capacitação, mas também espaços de transferência, que permita trazer juristas da provedoria ou de outros parceiros para conversar com a comunidade.
“Através do sector de investigação podemos ser úteis a provedoria no sentido de criar estudos que possam fazer melhor compreender as tendências e desenhar estratégias para criar soluções”, apontou.
Por outro lado, disse que o protocolo poderá ser útil para intercâmbios, partilhas de boas praticas e criar sobretudo alguma harmonização na interpretação de dispositivos legais que tem a ver com a defesa dos direitos dos estudantes, professores e funcionários que muitas vezes tem queixas em relação a procedimentos e processos.
Por seu turno, o Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, que se mostrou “impressionado” com a nova infra-estrutura, avançou que a cooperação a ser desenvolvida com a Uni-CV vai ter varias dimensões.
“Estamos disponíveis para receber estagiários da universidade na provedoria e vice-versa, vamos explorar esta via de cooperação, por outro lado vamos estabelecer programas conjuntos no domínio da promoção da cidadania com realização de conferências e palestras”, mencionou.
O protocolo, segundo o provedor, vai estabelecer actividades em conjunto no sentido de divulgar não só o papel do provedor da justiça, mas também divulgação de um programa de cidadania da defesa dos direitos da liberdade e garantia dos cidadãos um programa.
José Carlos Delgado disse que o novo campus da Uni-CV é um grande património e que caberá a todos preserva-lo, conserva-lo e tirar o maior proveito deste grande empreendimento escolar.
AV/AA
Inforpress/Fim