Projecto “Dona di Nha Vida” capacita 35 mulheres em gestão de pequenos negócios

Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – Trinta e cinco mulheres do concelho da Praia receberam hoje certificados do curso em gestão de pequenos negócios, promovido pelo ICIEG em parceria com o Mentors International no âmbito do projecto piloto “Dona di Nha Vida”.

“Este é um projecto, no fundo piloto, que o ICIEG está a fazer que se denomina Dona di Nha Vida e que pretende trabalhar com um público muito específico de mulheres e homens, e que trabalha especificamente com mulheres vítimas de VBG e com vulnerabilidade”, disse a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, em declarações à Inforpress.

Marisa Carvalho explicou ainda que esta é a primeira fase de um projecto que começou com formação na área de negócios, mas também da língua inglesa, gestão de redes sociais e educação financeira.

“Depois teremos a segunda fase do projecto que é a atribuição de kits, e que pode ser no início ou reforço do negócio já existente. É um projecto muito inovador em que introduzimos também o acompanhamento por um período de 6 a 18 meses”, esclareceu, sublinhando que esta é a primeira de muitas formações que a instituição quer implementar.

A formação, que se iniciou no concelho da Praia, vai ser replicada em outros concelhos do País tendo, segundo a presidente do ICIEG, como preocupação a dinamização da economia local.

O projecto “Dona de Nha Vida” é uma iniciativa que visa empoderar pessoas em situações de vulnerabilidade, incluindo vítimas de Violência Baseada no Género (VBG), deficientes visuais e motores, bem como imigrantes, através do empreendedorismo.

Este projecto, que representa uma acção crucial no combate à VBG, capacitando as pessoas para a geração de renda e emprego, proporcionou cursos, oficinas práticas, palestras e rodas de conversa, abordando temas relacionados à gestão e educação financeira, capacitando os participantes na geração de renda, emprego e na formalização de micro-empreendimentos individuais, colectivos e sociais.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos