Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – A coordenadora do projecto “Anjos da Noite”, Margarida Rocha, revelou hoje que em quatro anos de existência, o pograma distribuiu 21.353 refeições quentes e realizou 3.191 higienização dos sem-abrigo na cidade da Praia.
Em entrevista à Inforpress, a coordenadora afiançou que “Anjos da Noite”, que é um projecto de intervenção de cariz social da Câmara Municipal da Praia, funciona “bem” mesmo, no contexto da pandemia e que a iniciativa é para continuar.
Segundo esta responsável, todas as noites, a equipa “Anjos da noite” reúne-se em frente ao edifício dos Paços do Concelho, para depois dar início aos trabalhos de entrega de refeições quentes aos sem abrigo já identificados pelo projecto.
“O projecto Anjos da Noite é um projecto para continuar, tem neste momento a vertente de prestação de serviço na rua e Casa Municipal. Saímos todos as noites às ruas para, além de distribuir refeições quentes, manter contacto com os moradores de rua através do diálogo. Prestamos o serviço de proximidade às pessoas que utilizam a rua como local de dormir”, disse.
Margarida Rocha adiantou que recentemente fizeram o mapeamento da situação em que foi possível identificar mais cinco sem-abrigo nas zonas de Palmarejo, Palmarejo Baixo, Quebra Canela, Vila Nova e Achada de Santo António.
Relativamente aos serviços prestados na Casa Municipal, disse que são feitos a higienização, entrega de refeições quentes, escuta activa e acompanhamento psicossocial, serviços que passaram a ser realizadoss na referida casa, reuniões de grupo todas as terças-feiras para partilha de experiências, no âmbito das dependências químicas.
“Neste momento, acolhemos na Casa Abrigo Municipal 11 pessoas que tomaram a decisão de sair das ruas. Continuamos a percorrer alguns bairros da Praia, onde oferecemos refeições a 10 moradores de rua todas as noites”, referiu.
A coordenadora destacou os ganhos alcançados com o projecto “Anjos da Noite”, tendo adiantando que em quatro anos de funcionamento foi feita a entrega de 21.353 refeições quentes e 3.191 higienização dos sem-abrigo na Praia.
“Já distribuímos até agora 21.353 refeições quentes, fizemos 12 reinserção social com sucesso, sendo 10 homens e duas mulheres, 10 pessoas regressaram aos seus concelhos e país de origem, fizemos a reintegração na família e no centro de terceira idade”, indicou.
Lamentou, no entanto, que desde o início da implementação do projecto faleceram por causas diversas nove pessoas que viviam em situação de rua, acrescentando, por outro lado, que foi possível garantir 412 cuidados de saúde.
Apontou a capacidade de abranger todos os bairros da Cidade da Praia e mais pessoas em situação de rua como o maior desafio, defendendo neste sentido a necessidade de uma maior capacidade técnica e reforço de meios humanos, de forma a garantir que “Anjos da Noite” cumpra a sua missão.
Informou ainda que, no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde, foram vacinados 27 sem-abrigo, e que a equipa dos “Anjos da Noite” tem feito campanha de sensibilização visando a vacinação de todas as pessoas que vivem nas ruas da capital.
O projecto “Anjos da Noite” foi criado com o objectivo de apoiar as pessoas desfavorecidas que se encontram desalojadas e nas ruas da capital do país.
Visa, igualmente, desenvolver um trabalho de intervenção social que ajude essas pessoas a mudar de vida e aproximá-las dos seus laços familiares, ao mesmo tempo na prevenção e redução de doenças.
O projecto pretende ainda fazer o encaminhamento dessas pessoas, caso se justifique, às estruturas públicas de saúde para possíveis rastreios.
CM/JMV
Inforpress/Fim.