Primeiro-ministro inaugura consulado de Cabo Verde em Nice França

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) –O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside este domingo, 07, em Nice, França, a cerimónia de inauguração do consulado de Cabo Verde, um serviço há muito reivindicado pela comunidade cabo-verdiana ali radicada.

Segundo fonte do gabinete de comunicação e imagem do Governo, a ideia é facilitar o processo dos serviços consulares e atender os cerca de 25 mil cabo-verdianos que residem nesta região francesa.

Com essa representação de Cabo Verde, o Governo descentraliza os serviços prestados na embaixada cabo-verdiana de Paris.
A anteceder este acto, Ulisses Correia e Silva inaugura hoje, em Lisboa, Portugal, o Centro Cultural Cabo Verde que irá ter um “passeio” de homenagem a grandes nomes da cultura cabo-verdiana.

Bana, Zeca Nha Reinalda, António Firmino, B.leza, Maria Alice, Grupo Finaçon, Ildo Lobo, Leonel Almeida, Travadinha, Tututa Évora, os Tubarões, Grupo Voz de Cabo Verde, António Aurélio Gonçalves, Manuel Figueira, Morgadinho, Armando Tito são alguns dos nomes que já foram fixados no passeio do CCCV.

De acordo com a mesma fonte, o centro vai proteger e reforçar o sentimento de unidade da nação cabo-verdiana, através do estreitamento dos laços com a comunidade emigrada em Portugal e da sua plena integração, de promoção da cooperação e convívio com as diversas comunidades residentes em Portugal, com especial destaque para as comunidades lusófonas.

“A ideia é que o centro seja uma referência a nível cultural e turístico, e faça parte do roteiro turístico de Lisboa”, avança a fonte.
A inauguração enquadra-se nas actividades comemorações do 44º aniversário da independência de Cabo Verde, celebrado a 05 de Julho.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos