Presidente da VerdeFam e PR abordam III Fórum das Organizações da Sociedade Civil da CPLP

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O presidente da VerdeFam foi hoje recebido pelo Presidente da República com quem falou sobre a realização do III Fórum das Organizações da Sociedade Civil da CPLP que vai debater as parcerias para a implementação dos ODS.

Em declarações à imprensa, após ser recebido pelo chefe de Estado, Francisco Tavares adiantou que o objectivo do encontro foi falar do III Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já que o mesmo vai contar com o alto patrocínio do presidente em exercício da comunidade.

“O III Fórum das Organizações da Sociedade Civil da CPLP vai ser realizado nos primeiros dias do mês de Junho, na Cidade da Praia, e nele vão participar todas as ONG dos Estados-membros da Comunidade. Tendo em consideração o tema em debate vamos ver o que as ONG estão a fazer e o que podem fazer para a implementação da agenda 20/30 no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse.

No Fórum, realçou, vão ser debatidas as questões de governança, do género, da mobilidade, do património, ambiente e mudanças climáticas, e também da saúde no que tange ao acesso à saúde reprodutiva.

Segundo Francisco Tavares, o terceiro fórum vai ser realizado sob coordenação da VerdeFam em parceria com a Plataforma das ONG e outras organizações membros do fórum.

O Fórum da Sociedade Civil da CPLP tem como propósito aprimorar e ampliar a cooperação e o intercâmbio entre as organizações da sociedade civil, bem como a sociedade civil e o governo dos países membros da comunidade, bem como garantir e promover a plena participação das mais variadas formas de organização da sociedade civil de cada país e assegurar a representação de gênero, etnia e geração.

A primeira edição deste evento realizou-se de de 28 a 30 de Setembro de 2011, em Brasília, subordinado ao tema “Promovendo a participação social na CPLP”. Em 2015, em Díli, aconteceu a segunda edição entre os dias 13 e 17 de Julho, sob o tema “O valor económico da identidade comum da sociedade civil da CPLP”.

Participaram no encontro com Jorge Carlos Fonseca, uma delegação composta pelo presidente da VerdeFam, a vice-presidente, Edelfride Almeida, e as directoras executivas da Verdefam e da Plataforma das ONG.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos