Presidente da Federação Internacional de Xadrez vem a Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Arkady Dvorkovich, visita Cabo Verde a 10 de Dezembro, por altura da final do sétimo Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2023), que se realiza na Ponta do Sol, Santo Antão.

Segundo informações avançadas à Inforpress pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Arkady Dvorkovich chega ao arquipélago a convite do líder da federação nacional da modalidade, Francisco Carapinha, apoiado pela presidente do Comité Olímpico Cabo‐verdiano (COC), Filomena Fortes.

Além do presidente da FIDE, já confirmaram também a sua presença no encerramento do CNIA 2023 a vice-presidente da Confederação Africana de Xadrez, Nadezhda Marochkina, e a presidente do COC.

A Final do sétimo Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2023) realiza-se de 03 a 10 de Dezembro, numa organização conjunta com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

“Arkady Dvorkovich, em 2018, foi presidente do Comité Organizador Local do Campeonato do Mundo da FIFA Rússia 2018, colaborando estreitamente com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que mais tarde o elogiou pelo seu trabalho”, refere à Federação Cabo-verdiana de Xadrez, na sua comunicação.

Posteriormente, acrescente a nota, em 03 de Outubro de 2018, foi eleito presidente da FIDE, recebendo 103 votos, à frente dos 78 votos do vice‐presidente da FIDE, Georgios Makropoulos.

Em Agosto de 2022, Arkady foi reeleito para um segundo mandato como presidente da FIDE, tendo recebido 157 votos contra 16 do seu rival Andrey Baryshpolets.

Os jogadores com direito a participar na final do CNIA 2023, de acordo com o respectivo regulamento, foram convidados a confirmar a sua presença, até segunda-feira, 06 de Novembro.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos