Presidenciais’2021: José Maria Neves denúncia “movimentações” para condicionar eleitores e pede “voto sem medo”

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O candidato presidencial José Maria Neves votou esta manhã e pediu a todos os cabo-verdianos para exercerem o seu direito de voto “sem medo de quaisquer condicionalismos ou pressões” que, afirma, estão a ser feitos ao mais alto nível.

José Maria Neves, que votou na mesa PR-BF-O1, da Prainha, acompanhado da filha mais nova, da companheira e de alguns membros do staff da sua candidatura, denunciou aquilo que chamou de “movimentações para condicionar os eleitores”.

“Houve muitas movimentações à noite de membros do Governo, vários de altos dirigentes da administração pública que também durante o dia estão presentes em várias assembleias de voto em vários momentos. O apelo é que as pessoas votem em consciência, sem qualquer limitação”, disse.

“As pessoas não devem ter medo. O voto é secreto e as pessoas estão sozinhas com Deus e a sua consciência e devem votar conscientemente sem limitar-se pelos condicionalismos, pelas pressões que estão a ser feitas ao mais alto nível”, acrescentou.

Questionado se essas alegadas “manobras” poderão influenciar os resultados, José Maria Neves, que está crente na vitória logo à primeira volta, disse esperar que não, mas sublinhou que são perspectivas que do ponto de vista ético não deviam estar a acontecer nestas sétimas eleições presidências.

“A Constituição exige a imparcialidade de todos os órgãos de soberania, a imparcialidade da administração pública e temos tido exemplos durante vários anos de uma maior imparcialidade e menos ingerência e do Governo e da alta administração no processo eleitoral”, frisou.

O candidato que tem como lema “Djunta mon Kabésa y Korason” disse que estas eleições, devem ser, sobretudo, um ganho para Cabo Verde, já que os tempos são “extraordinariamente” difíceis para todos.

“As pessoas já estão a sentir a dimensão da crise e é preciso com certeza uma mobilização de todos os cabo-verdianos no pós-eleições para fazermos face à grandeza dos desafios que temos pela frente. O nosso principal desafio hoje é a crise e temos que vencer esta crise e poder recuperar-nos das perdas que foram enormes e poder depois acelerar o passo para um país moderno, mais juntos, mais próspero e com oportunidades para todos”, sustentou.

Após exercer o seu direito de votos José Maria Neves vai deslocar-se à Santa Catarina cumprimentar e almoçar com a mãe e no final da tarde regressa à cidade da Praia para aguardar “tranquilamente” os resultados na sua residência e depois deslocar-se à sede nacional da candidatura, na Fazenda, para acompanhar a parte final da contagem dos votos.

Às presidenciais deste domingo, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

MJB/CP

Inforpress/fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos