Presidenciais’2021: Casimiro de Pina vota e apela aos eleitores a votarem no melhor candidato para o País

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O candidato presidencial Casimiro de Pina exerceu o seu direito de voto às 10:40 na Escola Nova Presidência na ASA, tendo apelado aos eleitores a escolherem o que consideram ser o melhor candidato para chefiar o País.

“É uma sensação muito agradável enquanto cidadão e enquanto candidato à Presidência da República, pelo que espero que este dia seja de festa, da democracia, da Constituição e dos valores constitucionais que sempre defendemos”, disse, apelando a todos os cabo-verdianos, no País e na diáspora, a exercerem o seu direito de voto.

O candidato que foi acompanhado pelo seu mandatário nacional manifestou-se “esperançoso” e exortou a todos os cabo-verdianos a votarem em consciência e a não se deixarem enganar por ninguém já que o voto é “livre”.

Aproveitou ainda para denunciar a chamada “boca de urna” que constatou no local onde foi votar, considerando tratar-se de algo “vergonhoso” visto que o código eleitoral, segundo disse, é muito claro quanto a estas situações.

“As pessoas devem cumprir a lei e a polícia deve actuar, pois isto é crime”, afirmou, reiterando que Casimiro de Pina, por ser um homem que estuda a lei e a Constituição, sente “ter cumprido com o seu dever”.

Confiante na vitória, Casimiro de Pina disse que vai passar o resto do dia com os amigos e o seu mandatário nacional no Hotel Cesária, na Fazenda, à espera dos resultados destas eleições.

“Vamos construir um grande Cabo Verde, uma grande democracia com base na Constituição, uma vez que não há democracia sem a Constituição”, disse, afirmando estar “tranquilo e confiante” nos resultados destas eleições.

Nas presidenciais deste domingo, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos, nomeadamente Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos