Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A candidatura de José Maria Neves à Presidência da República aguarda de “forma serena” por mais resultados, “confiante” na vitória à primeira volta, quando já estavam apuradas mais de 80% das mesas, com José Maria Neves na frente.
Numa primeira declaração à imprensa, na sede nacional da candidatura, a mandatária nacional adjunta, Maria João Novais, disse que é uma vantagem que “anima e alegra” a candidatura, mas adianta as comemorações só devem ser feitas depois do resultado final.
“Até lá estamos confiantes. É um facto”, disse, adiantado que os dados já divulgados é o resultado daquilo que foi a campanha eleitoral.
“O candidato percorreu as ilhas todas e percorreu a diáspora e fez uma campanha alegre, positiva e voltada para este Cabo Verde do futuro que é aquele que precisamos no estado pós-pandémico e de crise”, disse.
Na sede da candidatura, na Fazenda, cidade da Praia, começaram já a chegar as pessoas e a movimentação começou a aumentar.
O candidato José Maria Neves, que durante a campanha eleitoral ostentou o lema “Djunta Kabésa y Korason” deverá chegar à sede nacional de candidatura a qualquer momento para aguardar o apuramento final e fazer as primeiras declarações.
Com 91% das mesas apuradas a nível nacional, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) conta com 51,4% dos votos, com uma vantagem de cerca de 15 mil votos sobre Carlos Veiga que conta 42,6% dos votos.
MJB/ZS
Inforpress/fim