Praia: Delegacia de Saúde e Câmara Municipal promovem campanha de limpeza para prevenir dengue

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – A Delegacia de Saúde da Praia e a autarquia promovem no 01 de Dezembro uma campanha de limpeza na capital para combater a proliferação do mosquito Aedes Egypti, responsável pela propagação da dengue.

A decisão saiu da reunião da Comissão Municipal de Saúde e outros parceiros, realizada hoje, e onde foram acertadas estratégias para organização de uma campanha de limpeza visando a eliminação dos focos de mosquitos na capital do País.

Em declarações à imprensa, a delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, informou que antes, no dia 24, vai haver uma formação liderada pelo Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) para que no sábado, 25, os voluntários estejam no terreno a multiplicar informações e sensibilização quanto ao combate ao mosquito que provoca a dengue.

O município da Praia, por sua vez, propôs a paralisação do concelho, no dia 10 de Dezembro, para uma campanha de limpeza, particularmente as zonas mais prioritárias, ou seja, Várzea de Companhia, Fazenda, Achadinha, Sucupira e Platô.

Segundo o vereador da Acção Social da Câmara Municipal da Praia, Fernando Pinto, a iniciativa é “louvável” e deve ser seguida pelos praienses.

“A Câmara da Praia está diariamente a fazer recolha, tratamento de todo o resíduo a nível da cidade. A par disso, temos realizado todos os fins-de-semana campanha de limpeza nas valas e praças”, disse, salientado que a comissão municipal da saúde decidiu dar o pontapé de saída a partir do dia 25, com acções de sensibilização e informação.

“Isso para que toda a população saiba que estamos numa acção de prevenção para que depois não venham a correr atrás de prejuízos”, enfatizou.

“Vamos estar em zonas prioritárias, particularmente, todo o corredor que contempla os bairros da Várzea Companhia, Sucupira, Achadinha Baixo, Fazenda, vamos estar aí”, disse, informando que na próxima semana, dia 01 de Dezembro, a paralisação é para limpar a Praia.

Lembra aos munícipes da necessidade de trabalharem na prevenção, alegando que limpeza é um bem essencial para a saúde e a vida.

Nesta campanha está prevista a participação das Forças Armadas, o Ministério da Saúde, Polícia Nacional, Escuteiros, Cruz Vermelha, Corpo do Voluntariado da Câmara Municipal da Praia, associações e todos quanto possam tornar o concelho da Praia mais limpo e com menos doenças provocadas pelo mosquito.

No município da Praia, a Delegacia de Saúde tem vindo a trabalhar no terreno com diferentes equipas na luta antivectorial, vigilância, sensibilização e formação.

A cidade da Praia até este momento conta com 12 casos confirmados e 24 suspeitos de dengue.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos