PR condecora com Medalha de Mérito o director do Festival Sete Sóis Sete Luas

Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – O Presidente da República agraciou hoje, na Cidade da Praia, o director do Festival Sete Sóis Sete Luas, Marco Abbondanza, com a Primeira Classe da Medalha de Mérito pela divulgação e intercâmbio cultural nos municípios do País.

Em declarações à imprensa, Marco Abbondanza, que se mostrou orgulhoso pelo gesto do Chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, partilhou a medalha com os músicos e artistas cabo-verdianos e estrangeiros que participam no Festival Sete Sóis Sete Luas.

“Com isso, celebramos um percurso de vários anos e uma gratidão com sua excelência o Presidente da República, por nos ter estimulado, desde 2012, a alargar o festival às ilhas mais periféricas de Cabo Verde”, disse, lembrando que nestas andanças têm encontrado “belos talentos”.

Por este motivo, considerou que o dia de hoje representa uma alegria para si, enquanto representante do Festival, e para todos quanto fazem parte do movimento cultural Sete Sóis Sete Luas.

Marco Abbondanza nconsiderou ainda a condecoração como uma chamada de atenção sobre as ilhas mais pequenas do País que, no seu entender, merecem ter acesso à cultura e ver dignificados os seus artistas.

Neste âmbito, e após realçar o empenho e o incentivo do Presidente da República para o alargamento do Festival a outros concelhos do País, o director do Festival Sete Sóis Sete Luas prometeu novos projectos e actividades para os próximos tempos.

“Este ano mesmo com a pandemia conseguimos realizar mais de 40 concertos das bandas Sete Sóis de Santo Antão, do Maio e do Fogo. Pelo que estamos satisfeitos com esta dinâmica humana e musical que também contou com o apoio da União Europeia”, afirmou.

Antes de condecorar Marco Abbondanza, o Presidente da República recebeu a delegação do Comune di Pontedera, vinda da Itália, composta pelo presidente da câmara, vereadora da cooperação internacional, vereadora da Ação Social e outros elementos do município.

No final, Jorge Carlos Fonseca foi presenteado com uma demonstração de música e dança flamenga.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos