Posse/PR: Presidente da República pede relação “mais eficaz” com a diáspora

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje que Cabo Verde tem de construir uma relação “mais eficaz e enriquecedora” com a sua diáspora, no sentido de aproveitar os talentos ali existentes.

“Temos de fechar o ciclo das remessas financeiras e investimentos circunscritos que, mais do que isso, aposte em capitais e activos valiosos nos nossos dias. Falo de remessas de ideias, remessas espirituais, remessas de competências e capacidades de entre as muitas e altamente qualificadas que existem nas nossas comunidades emigradas”, afirmou.

Para José Maria Neves, trata-se de um contributo auspicioso para, por exemplo, acelerar passos em domínios que garantam o futuro da Nação e melhorar a capacidade de resposta da Administração Pública, sobretudo em valências carentes de um verdadeiro choque tecnológico e de parâmetros elevados de qualidade. 

“Tal o caso da saúde ou os casos da educação, ciência ou inovação digital (…)”, disse

José Maria Neves, que falava hoje no Parlamento no discurso de posse como quinto Presidente da República de Cabo Verde, em que alternou o crioulo com o português para se dirigir à Nação.

Aos 61 anos, José Maria Neves foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).

GSF/AA

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos