Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – Os praienses esperam um mandato do novo Presidente da República marcado por reforço nas funções sociais e política do Estado, defendendo que fazer isso é também defender a Constituição.
Esta é a opinião de alguns residentes da capital do País abordados pela Inforpress, por ocasião do investimento de José Maria Neves, esta terça-feira, como quinto Presidente da República de Cabo Verde.
“Eu espero que este mandato que ora se inicia seja marcado por um reforço nas funções sociais e políticas do Estado, pois isso também é defender a Constituição e os problemas que esta crise pandémica veio ressaltar”, disse Rui Ferreira em declarações à Inforpress sobre sua expectativa quanto ao mandato de José Maria Neves.
Já Josiana Pires, estudante universitária, espera um trabalho que engrandece a democracia cabo-verdiana e respeite a diversidade de opinião da população, pois fazer isso, segundo disse, é respeitar, defender e cumprir a Constituição da República.
“Uma das condições da democracia é que as instituições dos diferentes poderes coabitam com harmonia para que continuemos a ter a nossa paz social e estabilidade”, sustentou, desejando sucessos ao novo Presidente no seu mandato que se inicia hoje.
João Mendes, por sua vez, deseja uma maior “solidariedade” por parte do novo chefe de Estado para com as preocupações sociais dos cabo-verdianos que ficaram mais “difíceis” com as crises sanitárias, sociais e económicas devido à pandemia.
Para Lídia Rodrigues o facto de os cabo-verdianos viverem “tempos difíceis” é preciso que o Presidente empossado “vive e respeite a democracia” sabendo negociar e dialogar com todas as forças políticas.
“Desejo um mandato com muita sabedoria e ponderação para o bem-estar da população cabo-verdiana”, apontou.
José Maria Neves foi hoje investido como Presidente da República, após prestar o juramento, conforme estabelecido no nº2 do artigo 127º da Constituição da República, em sessão especial da Assembleia Nacional.
O ex-primeiro-ministro (2001-2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).
PC/CP
Inforpress/Fim