Posse/PR: José Maria Neves reitera preocupação para com as mudanças climáticas  

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – A problemática das mudanças climáticas é um dos assuntos que preocupa o Presidente da República ora empossado, José Maria Neves, conforme reiterou hoje, no seu discurso de tomada de posse. 

Neste discurso que intitulado de “Ousemos!”, o novel Presidente da República de Cabo Verde explicou que se trata de matéria que aflige Cabo Verde directamente, por estar localizado numa das áreas de “mais acelerado aquecimento”. 

“Além das demais vulnerabilidades decorrentes da condição de pequeno país, arquipélago, com um ecossistema frágil e tradicionalmente sujeito a fenómenos perversos como o das secas cíclicas”, acrescentou.  

Assim sendo, defendeu ainda no seu discurso, de 51 minutos, que Cabo Verde tem de estar nos espaços multilaterais, a dos Pequenos Estados Insulares, mas também nos outros mais alargados. 

Disse igualmente que é “firme” o compromisso do País na realização dos compromissos alcançados em Paris e que atribui toda a atenção ao ímpeto renovado que a recente Cimeira de Glasgow trouxe aos esforços da comunidade internacional. 

“É cada vez mais escasso o tempo de que dispõe a Humanidade para fazer o certo”, alertou José Maria Neves. 

Esta preocupação tinha igualmente sido manifestada Por José Maria Neves durante a campanha eleitoral para as Presidenciais de 17 de Outubro, tendo na ocasião garantido que, caso fosse eleito, prestaria “muita atenção” aos efeitos das mudanças climáticas. 

“Vamos ter que prestar atenção na acidificação dos oceanos, aumento de temperatura, aquecimento global, o aumento de nível de águas dos oceanos, a poluição e todos os efeitos nefastos de mudanças climáticas”, disse na altura. 

José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.  

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021). 

ZS/AA 

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos