Portugal: Participação do empresariado cabo-verdiano na Web Summit é uma forma de investir no futuro – governante

Lisboa, 13 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital considerou hoje que trazer dez startups de Cabo Verde para participar na Web Summit 2023, em Lisboa, é uma forma de investir no futuro que acredita ser o empresariado cabo-verdiano.

Pedro Lopes fez essa afirmação em declarações à Inforpress, para falar sobre a participação do país na Web Summit 2023, que decorre em Lisboa de 13 a 16 de Novembro, e que Cabo Verde participa com uma delegação de mais de 50 pessoas, incluindo dez startups de base tecnológica.

As startups foram escolhidas através do concurso público promovido pelo programa GoGlobal que selecionou a Health 360 (Santiago), Hidro Energy (São Vicente), The Best of CV (Santiago), Ocean Vision (São Vicente), LESS (São Vicente), Nha Kretxeu (Santiago), NosERP (Santiago), YA (Santiago), OutSorcing (Santiago) e Come In CV (São Vicente), para participar na maior feira de tecnologia do mundo.

“É um investimento grande do Governo de Cabo Verde em levar dez startups que só é possível através de uma parceria público-privada para mobilizar apoio para investir no futuro daquilo que acreditamos ser o empresariado cabo-verdiano, que passa pelo digital”, considerou Pedro Lopes.

Para o secretário de Estado, “é importante dar força” às pessoas que estão a criar negócios e têm ideias em diferentes áreas e que através do digital dão um contributo para o país, sustentando que um dos impactos da participação de Cabo Verde na Web Summit 2023 e do investimento para ter as startups no evento, é que o país continua a ser o único país africano com stand no evento.

“Também somos a maior organização de sempre de um país africano, com mais de 50 pessoas e a isso juntamos os cabo-verdianos que vivem na diáspora. O impacto é medido através das parcerias que as empresas e as startups conseguem concretizar, através da experiência que ganham, do contacto directo com investidores e exposição ao mundo”, indicou.

O governante também sublinhou que outro impacto que a participação regular de Cabo Verde na Web Summit tem a ver com a subida do arquipélago nos ‘rankings’ internacionais do sector privado na área de inovação, algo que não acontecia antes, explicando que o país já há algum tempo que é uma referência na área da governação digital, mas que nos últimos anos tem sido também uma referência por causa do sector privado e startups.

“Acredito que há talentos em Cabo Verde (…) e temos que lhes dar força e uma das formas é garantir o apoio, porque vir até Lisboa, com viagem, estadia e até o preço da Web Summit, é um investimento grande e que nós consideramos certo. Sabemos que no início os jovens não têm capacidade, por isso que o Governo criou o programa Go-Global”, esclareceu.

Na Web Summit deste ano, Pedro Lopes, que chefia a delegação de Cabo Verde, também vai ser orador em dois painéis para falar da inovação e inclusão digital.

À margem da Web Summit 2023, o Governo, através do Ministério da Economia Digital, vai realizar no dia 15 de Novembro, quarta-feira, o “Sikabado Summit”, a ter lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Conforme Pedro Lopes, o evento que pretende conectar o ecossistema digital cabo-verdiano com a diáspora, atrair e reter talento para o país, bem como fomentar investimentos internacionais para este sector, contará com a participação de várias entidades e personalidades tanto da diáspora como residentes em Cabo Verde, do sector público e privado.

A Web Summit 2023, com o tema “Inteligência Artificial – IA”, considerada uma das maiores feiras de inovação, tecnologia e empreendedorismo, espera a participação de 2.600 startups, 900 investidores e cerca de 70 mil participantes de mais de 160 países.

A cerimónia de abertura da Web Summit Lisboa 2023 arrancou às 16:00.

O evento tecnológico nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos