Portugal: Jacira da Conceição é premiada com Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África

Lisboa, 23 Nov (Inforpress) – A ceramista cabo-verdiana Jacira da Conceição, natural de Tarrafal, ilha de Santiago, e residente em Portugal, vai receber hoje neste país europeu o Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África na categoria “Artes Plásticas”.

Promovida pela Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África (AMEEA), a 6ª edição da gala da cerimónia de entrega de Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África acontece no Hotel Palácio, em Estoril (Portugal).

Jacira da Conceição faz parte da lista de 30 mulheres de diferentes áreas que vão ser galardoadas, como a médica do trabalho Manuela Branco, a escritora Gisela Casimiro, a jornalista Nilza Rodrigues, a deputada moçambicana Ivone Soares, a activista cultural Mila Ferreira, entre outras.

Também a médica Emília Vieira, que é cirurgiã no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e presidente da Amigas do Peito, que trabalha com muitas mulheres cabo-verdianas e de outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em tratamento de cancro em Portugal, recebe o Galardão de Mérito na categoria “Reconhecimento Internacional”.

Em Setembro, Jacira da Conceição, juntamente com os cabo-verdianos Sara Sarowsky (empreendedora) e João do Rosário (jornalista) e a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém foram galardoados na II Gala Mérito Migrante.

Jacira da Conceição iniciou a sua actividade como escultora na relação que estabeleceu com a comunidade de oleiras da localidade de Trás-os-Montes, no Tarrafal, e agora a viver em Portugal com a família, em Montemor-o-Novo, tem o seu ateliê a partir do qual recebe vários convites para exposições.

Em 2022, a primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, recebeu o Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África na categoria “Reconhecimento Internacional”, na gala de cerimónia de entrega de galardão, promovida pela Associação AMEEA.

O Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África será entregue em outras várias categorias, como “Carreira”, “Resiliência e Superação” “Moda”, “Educação”, “Desporto”, “Saúde”, “Gastronomia”, “Literatura”, “Reconhecimento Nacional”, “Comunicação Social”, “Empreendedorismo e Inovação”, “Solidariedade e Cooperação”, “Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano”, “Política”, “Representação”, “Capital Humano” e “Activismo Cultural”.

De acordo com a direcção da associação, a AMEEA, fundada em 2015, é uma estrutura que tem por missão “ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e desenvolverem o seu potencial e principais valências, acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade”.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos