Porto Novo: Queijo do Planalto Norte de volta ao mercado depois dos constrangimentos criados pela covid-19 

Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – O afamado queijo do Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, património mundial do gosto, depois dos constrangimentos devido à covid-19, está de volta ao mercado local e nacional.

A informação foi avançada pela direcção da cooperativa dos criadores de montanha que está, há quinze anos, a distribuir e comercializar o queijo produzido pelos criadores do Planalto Norte, classificado pela fundação Slow Food (Itália) entre os melhores queijos do mundo.

Essa cooperativa, já com 15 anos de existência, através de uma nota, avançou que o produto está de volta ao mercado local e nacional, sendo, também, o propósito dos produtores a sua exportação para mercados internacionais, “num futuro próximo”.

Isso, segundo os produtores, passará antes pela certificação deste queijo, que já marcou presença em várias edições da feira mundial do gosto, que tem lugar, anualmente, em Itália, numa organização da fundação Slow Food.

No Planalto Norte do Porto Novo, além do queijo fresco, produz-se também o queijo curado, ambos fabricados de forma tradicional, os quais têm suscitado interesse de empresas internacionais que actuam no ramo de produção e comercialização do queijo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos