Porto Novo: Projecto “Reforço do acesso à Energia Sustentável” abre “boas perspectivas” para as pescas em Monte Trigo – promotores

Porto Novo, 04 Abr (Inforpress) – Os promotores do projecto “Reforço do acesso à energia sustentável”, que visa impulsionar as pescas em Monte Trigo, visitaram, nos últimos dias, essa zona encravada no interior do Porto Novo, Santo Antão, para apresentação do projecto aos pescadores.

O projecto, co-financiado pelo fundo de sustentabilidade do turismo e GEF/SGP (Sistema das Nações Unidas), consiste na instalação de uma central solar fotovoltaica de 15 kWp de potência, que vai permitir “melhorar substancialmente” as condições de conservação do pescado, abrindo “boas perspectivas” para as pescas em Monte Trigo.

O edifício ganhará a autonomia energética, com a instalação da central solar fotovoltaica, e os operadores de pesca locais vão poder adquirir gelo para a conservação do pescado, explica a equipa do projecto, em vias de ser implementado.

Com o projecto, que tem a parceria da edilidade portonovense e o apoio da Águas de Ponta Preta (APP), a casa de gelo, fechada há oito meses, por falta de energia eléctrica, será operacionalizada, dentro de pouco tempo, passando a produzir mil quilos de gelo por dia.

Os promotores do projecto acreditam que a pesca em Monte Trigo vai ser “impulsionado”, já que a capacidade de produção de gelo vai ser duplicada nessa comunidade piscatória.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos