Porto Novo: Produtores de grogue “satisfeitos” com safra deste ano e “forte fiscalização”

Porto Novo, 01 Jun (Inforpress) – Os 30 alambiques espalhados pelo concelho do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, começaram hoje a ser selados, depois de “uma boa safra”,  que deixou “satisfeitos” todos os produtores.

Vanderley Rocha, produtor da Ribeira da Cruz, manifestou à Inforpress a sua satisfação pela “acção forte” de fiscalização desencadeada este ano pela Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE), que, a seu ver, agrada a todos os agricultores, nesse que é considerado um dos principais vales agrícolas de Santo Antão.

“Registamos uma boa produção, a fiscalização foi forte este ano, facto que deixou satisfeito os produtores em Ribeira da Cruz, que já pensam em modernizar, cada vez mais, a sua actividade”, notou Vanderley Rocha, que também preside à associação dos agricultores nessa zona.

Em Ribeira da Cruz, a aposta, segundo este produtor, está a ser sobretudo no engarrafamento do grogue, “muito conhecido pela sua qualidade”, com vista a sua exportação para mercados internacionais.

Também no Tarrafal de Monte Trigo, outra localidade, igualmente, conhecida pela qualidade do grogue que produz, que já é exportado para Europa, os produtores enalteceram o trabalho realizado durante a colheita deste ano, em matéria de fiscalização.

O produtor Simão Évora disse à Inforpress que   face à valorização do grogue, este ano, graças à “aposta ganha” na fiscalização, há “boas perspectivas” de exportação do produto para a Europa, a partir de França, ser expandida, ao longo deste ano.

Santo Antão, com uma área de mais de mil hectares coberta por cana-de-açúcar, dispõe de 173 alambiques que, entretanto, só contribuem com 20 por cento (%) da produção do grogue a nível nacional.

Conforme  a IGAE, existem, em todo o país, 389 unidades, 173 das quais ficam em Santo Antão, ilha que detém 80 % do potencial de cana sacarina em Cabo Verde e com uma produção à volta de dois milhões de litros da aguardente por ano.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos