Porto Novo: Primeiras embarcações vão ser recuperadas graças à parceria entre associação de pescadores e edilidade

Porto Novo,16 Abr (Inforpress) – A Associação dos Pescadores do Porto Novo, Santo Antão, vai poder efectuar a reparação das primeiras embarcações de pesca em fase de deterioração, graças a uma parceria com a edilidade portonovense, beneficiando, nesta primeira fase, cinco famílias.

No quadro de um protocolo assinado, em Fevereiro, entre a Associação dos Pescadores e a câmara do Porto Novo, esta transferiu já para essa associação uma verba de 200 contos destinada à manutenção e reparação de cinco embarcações de pesca artesanal, a partir deste mês de Abril.

Segundo o presidente da Associação dos Pescadores, Atlermiro Neves, foram, nesta fase, escolhidas cinco famílias que vivem exclusivamente da pesca, cujas embarcações encontram-se arrastadas por degradação ou por acidentes durante a actividade pesqueira.

O acordo com a edilidade local, prevê, ao longo deste ano, o apoio a essa associação com um montante de 800 contos para, além de recuperação de botes, também permitir a montagem de uma loja de venda de materiais e equipamentos de pesca, que constitui, também, uma das preocupações dos operadores.

Além disso, haverá ainda a realização de formação e capacitação dos pescadores e peixeiras e sensibilização sobre a preservação das tartarugas marinhas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos