Porto Novo, 05 Out (Inforpress) – As pragas da lagarta de cartucho do milho e de gafanhotos estão a colocar em risco a cultura do milho em Ribeira das Patas, o maior vale agrícola do concelho do Porto Novo, em Santo Antão.
O alerta é do presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, que informou que essas pragas têm dizimado o cultivo do milho nessa localidade, situação que, a continuar, coloca em risco a produção do milho, este ano, no Porto Novo.
As sementeiras feitas em Julho foram destruídas pelos gafanhotos e, nesta altura, a preocupação relaciona-se com a largarta de cartucho do milho, praga que está a tirar o sono aos agricultores, avançou.
Para driblar esta praga, os agricultores têm optado por outras culturas, como a abóbora e batatas, explicou Arlindo Delgado, também agricultor.
Em outras zonas no interior do Porto Novo, como Ribeira Fria e Alto Mira, os lavradores estão, também, preocupados com a acção daninha da praga de lagarta de cartucho do milho, que está a destruir toda a cultura do milho.
JM/AA
Inforpress/Fim