Porto Novo/Planalto Norte: Projecto “nó crê água” com arranque previsto em Maio

Porto Novo, 01 Mai (Inforpress) – Habitantes do Planalto Norte, no Porto Novo, Santo Antão, a passar por uma crise de água, têm estado a pedir o arranque do projecto “nó crê água”, lançado há oito meses, o que deve acontecer agora em Maio.

As autoridades locais têm “garantias” do empreiteiro de que as obras devem arrancar ao longo deste mês de Maio, numa altura em que os moradores desse planalto, muito afectado pela seca, clamam pela implementação do projecto, cuja primeira pedra foi lançada em Setembro de 2019.

A população do Planalto Norte voltou, semana passada, a pedir “celeridade” na execução do projecto, muito aguardado pela comunidade e que consiste em levar água potável aos 600 habitantes, que têm vindo a ser socorridos a partir de auto-tanques.

Uma fonte da edilidade porto-novense confirmou à Inforpress que a “direcção do projecto” já se comprometeu a iniciar as obras “brevemente”, mais exactamente ainda no decorrer do mês em curso.

O projecto “nó crê água” para o Planalto Norte, estimado em 70 mil contos, é co-financiado pelo Fundo Internacional e Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Espanhol, através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser).

O projecto conta ainda com o co-financiamento do GEF (Fundo Global para o Ambiente), das cooperações portuguesa e luxemburguesa, além de outros parceiros.

O projecto “nó crê água” consiste na bombagem e distribuição de água ao Planalto Norte, a partir de uma nascente, situada em Ribeira de Escravoerinhos, nas proximidades do vale de Martiene.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos