Porto Novo, 09 Nov (Inforpress) – A Associação dos Pescadores do Porto Novo disse, segunda-feira, estar “atenta” aos “compromissos” assumidos pelo Governo com relação a este concelho a nível das pescas para “esta legislatura”, destacando o complexo de pesca e a capacitação da classe.
Em nota, a que a Inforpress teve acesso, esta associação lamentou a saída do Governo do ministro do Mar, Paulo Veiga, um governante “acessível e sempre disponível para ouvir as preocupações e reivindicações da classe”, esperando que esta pasta governamental seja “ocupado por alguém que conhece profundamente o sector pesqueiro nacional.
“Alguém capaz de tomar as medidas assertivas” em prol deste sector, notou.
“Quanto aos compromissos assumidos para com Porto Novo no âmbito desta legislatura, estamos atentos e aguardando o complexo de pesca, o arranque das formações de mestre de pesca, de motoristas, de marinheiro/pescador, para o reforço das competências técnicas e rejuvenescimento geracional destas profissões”, sublinhou a mesma fonte.
A Associação dos Pescadores do Porto Novo disse ainda estar à espera do carro de frio para transporte do pescado “para complementar as acções já na fase de implementação em relação à regulação e melhoria da comercialização do pescado no município do Porto Novo.
Esta organização refere-se “especificamente” ao mercado de peixe em construção desde de Maio deste ano, infra-estrutura que vai servir, ainda este ano, directamente 27 peixeiras, num investimento de 17 mil contos,co-financiado no âmbito do Fundo de Descentralização.
A construção do mercado de peixe insere-se, segundo a Câmara Municipal do Porto Novo, num “grande programa” de modernização e inovação do sector da pesca neste município, que abarca ainda o complexo de pesca, a requalificação das zonas balneares e a formação dos pescadores.
JM/JMV
Inforpress/Fim