Porto Novo: Mais de 100 famílias abrangidas pelos projectos hidro-agrícolas financiados no âmbito do Poser

Porto Novo, 30 Mai (Inforpress) – Mais de uma centena de famílias foi já beneficiada pelos projectos hidro-agrícolas que estão a ser executados no concelho do Porto Novo, Santo Antão, no quadro do programa de promoção das oportunidades socio-económicas no meio rural (Poser).

Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, Ribeira Corujinha, Lajedinho, Ponte Sul/Chã de Mato são algumas das localidades abrangidas pelos projectos hidro-agrícolas, que consistem no equipamento dos sistemas de produção de água com painéis solares, preparação de parcela, instalação de rega gota-a-gota, de entre outras acções.

Trata-se de projectos que, segundo o Poser que está a ser implementado em Santo Antão, desde 2014, têm contribuído para melhorar as condições de vida das populações rurais, através de promoção de actividades geradoras de rendimentos nos domínios da agricultora, pecuária e pesca.

Ainda a nível da agricultura, o Poser, executado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e do Fundo Espanhol, tem actuado, também, em Ribeira da Cruz, Manuel Lopes, Chã de Norte e Martiene.

Nesses vales, as intervenções consistiram, sobretudo, no equipamento, com sistemas solares fotovoltaicos, dos furos existentes nessas localidades de grande potencial agrícola.

São investimentos que, segundo ainda este programa, têm permitido reduzir os custos de produção de água, com impacto no aumento da área irrigada e da produção agrícola, beneficiando “centenas” de famílias nessas localidades.

Graças ao Poser, que em 2018 contemplou o concelho do Porto Novo com investimentos à volta de 60 mil contos, têm sido, igualmente, realizados projectos nas áreas das pescas e pecuária, abrangendo inúmeras famílias.

Em relação às pescas, o destaque vai para o financiamento, em 14 mil contos, de uma embarcação de 10 metros de comprimento, lançada ao mar esta semana e que beneficia a comunidade piscatória de Monte Trigo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos