Porto Novo: MAA disponível para apoiar famílias no relançamento da agricultura em Chã de Norte

Porto Novo, 20 Abr (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está disponível para ajudar as famílias em Chã de Norte, no Porto Novo, em Santo Antão, na redinamização da actividade agrícola nessa localidade, que esteve paralisada durante quase um ano.

As famílias pediram o apoio do MAA para impulsionar o sector agrícola em Chã de Norte e, em resposta, o delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, prometeu discutir esta questão com a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), com vista a disponibilizar “algum incentivo” que as permitam retomarem a sua actividade.

Este responsável avançou que, em concreto, vai analisar com a ANAS a possibilidade de isentar, “durante algum tempo” essas famílias do pagamento da taxa no fornecimento de água para agricultura.

A paralisação do sector agrícola em Chã de Norte deveu-se a um problema de água, que foi já ultrapassado depois de um investimento de mais de cinco mil contos na remodelação de todo o sistema de bombagem do furo dessa localidade.

O sistema de bombagem do furo, com capacidade para produzir 25 metros cúbicos por hora, vinha apresentando avarias constantes, mas foi totalmente renovado pelo MAA, para o alívio das famílias, que procuram agora retomar a sua actividade.

A associação local dos agricultores informou que as famílias perderam tudo, razão pela qual esperam contar com algum apoio do MAA para retomar a sua faina, propondo, de entre outras medidas, a distribuição gratuita de água durante os próximos meses.

O problema de água em Chã de Norte fez cair, “drasticamente”, a actividade agrícola nesse vale, afectando, directamente, mais de 50 agricultores chefes de família, segundo o representante Ivanildo Dias.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos