Porto Novo: Interrupções no fornecimento de água ultrapassadas com conclusão da nova rede para Morro Braz 

Porto Novo, 25 Nov (Inforpress) – A nova rede de água para Morro Braz, na cidade do Porto Novo, Santo Antão, já foi instalada, uma obra que visa resolver as constantes interrupções no fornecimento de água, que têm deixado “descontentes” os utentes, desta urbe.

A nova rede de água, que está em fase de teste, foi montada pela empresa Águas do Porto Novo (APN), que realça a importância deste investimento, o qual, explica, vai permitir “eliminar as constantes fissuras, as interrupções na rede e ainda eliminar a decoração no asfalto, provocadas pelas fendas”.

A cidade do Porto Novo, com dez mil habitantes, é abastecida, desde 2008, com água dessalinizada, produzida pela APN, proprietária de uma unidade de dessalinização, com a capacidade de produção de mil metros cúbicos, por dia.

Entretanto, a água tem chegado com irregularidade às torneiras das casas situadas na parte mais alta da cidade do Porto Novo devido às insuficiências na rede de distribuição nesta urbe.

Zonas como Alto São Tomé, Alto Peixinho, Galinheira, Chã de Matinho Norte, Chã de Viúva, tem enfrentado, constantemente, rupturas de água na rede, segundo os moradores.

A cidade do Porto Novo dispõe, há quase 20 anos, de uma rede de distribuição de água, que, além de ser obsoleta, apresenta muitas deficiências, admite a edilidade portonovense, que garante que, a partir de 2021, essa situação estará ultrapassada, no âmbito do projecto de água e saneamento para Santo Antão.

A rede, por ser antiga, tem perdas técnicas à volta de 50 por cento (%), uma situação que, acreditam os responsáveis municipais, será resolvida com a implementação do projecto de água e saneamento para Santo Antão, que prevê a instalação de 25 quilómetros de conduta, na cidade do Porto Novo.

Uma auditoria feita a esta rede de distribuição de água, que cobre 84 por cento (%) da cidade do Porto Novo, estima em 16 milhões de euros o montante dos investimentos a curto, médio e longo prazo na melhoria desta infra-estrutura, com 28 quilómetros de extensão.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos