Porto Novo: Governo tem garantias do Banco Europeu de Investimentos sobre o financiamento da expansão do porto – ministro

Porto Novo, 30 Jan (Inforpress) – O Banco Europeu de Investimentos já deu “as garantias” ao Governo de que o financiamento para a expansão do porto do Porto Novo vai ser disponibilizado, anunciou hoje, em Santo Antão, o ministro do Mar.

Abraão Vicente, que falava no encontro com os operadores de pesca na cidade do Porto Novo, assegurou que o Governo está “afincadamente emprenhado” na mobilização do financiamento para a extensão do porto do Porto Novo, adiantando que o Banco Europeu de Investimentos já deu as “garantias de que o financiamento virá”.

No Orçamento do Estado para 2024, o Governo inscreveu uma verba à volta de 3.6 milhões de euros (cerca de 400 mil contos) para ampliação do porto do Porto Novo, dotando-o de mais 270 metros de comprimento e mais dez metros de profundidade.

Abraão Vivente admitiu a possibilidade de esta infra-estrutura portuária, uma vez ampliada, albergar ainda o cais de pesca do Porto Novo, que representa uma reivindicação dos operadores de pesca locais.

Tanto o alargamento do porto comercial como o cais de pesca do Porto Novo são projectos que o Governo vai realizar em Santo Antão, encontrando-se o Executivo “afincadamente emprenhado” na sua concretização.

Através do seu site, a Enapor – Portos de Cabo Verde explica que o plano de expansão do porto do Porto Novo está enquadrado na iniciativa Global Gateway da União Europeia, que inclui ainda os planos de ampliação do Porto Grande (São Vicente) e do porto da Palmeira (Ilha do Sal).

Uma equipa do Banco Europeu de Investimentos esteve, na semana passada, de visita a Cabo Verde para, precisamente, se inteirar dos planos de expansão para o Porto Grande, o porto do Porto Novo e o porto da Palmeira.

O projecto de ampliação do porto do Porto Novo vai permitir a acostagem de navios de maior porte, designadamente de navios de cruzeiros até 200 metros de comprimento, melhorando as condições de manobras e reforçando a segurança das operações.

JM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos