“Faz todo o sentido Porto Novo venha a ter um centro de formação profissional com total autonomia” – vereador

Porto Novo, 31 Ago (Inforpress) – Porto Novo, conforme dados oficiais do Instituto Nacional das Estatísticas (INE), é o concelho de Santo Antão com “maior número de jovens”, daí “fazer todo o sentido” que tenha um centro de formação profissional, “com total autonomia”. 

As declarações são do vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, que informou que “há contactos muito fortes” com o Governo, que “já assumiu” o projecto de criação do centro de formação profissional no município do Porto Novo.

A infra-estrutura vai localizar-se nas antigas instalações da fábrica de queijos, na cidade do Porto Novo, as quais vão receber “uma ampla intervenção” para as adequar às novas funções, num investimento à volta de sete mil contos.   

Porto Novo dispõe de uma antena do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão, que está sediada em Ponta do Sol, no município da Ribeira Grande.

“O Instituto de Emprego e Formação Profissional já tem em mãos os termos de referência para lançamento do estudo, e após o estudo vamos dar início à instalação do centro de formação profissional do Porto Novo”, adiantou o vereador.

Porto Novo já dispõe de uma bolsa de 50 formadores que tem permitido implementar “um número considerável” de cursos profissionais, dirigidos, sobretudo, a jovens à procura de “uma melhor inserção” no mercado de trabalho, segundo a edilidade.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, assegurara, recentemente,  que estão a ser dados “passos seguros, consistentes e decisivos” para a criação, já no primeiro semestre de 2022, de uma escola de formação profissional, com abrangência para toda a ilha de Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos