Porto Novo, 11 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo está à procura de financiamento para a construção da estrada para Dominguinhas, no interior deste concelho, podendo o Banco Mundial ser “um dos possíveis financiadores” do projecto.
O presidente da câmara municipal, Aníbal Fonseca, admitiu que o desencravamento da zona agrícola e turística de Dominguinhas, em Alto Mira, que ele considera “um desígnio do município do Porto Novo, está entre os projectos que podem ser financiados pelo Banco Mundial.
Pelo menos, avançou, este desejo já foi manifestado a esta instituição financeira internacional, que agora vai analisar o projecto e decidir ainda em 2021 sobre o financiamento desta estrada, que se afigura entre “os investimentos mais desejados” pelas autoridades locais.
Aníbal Fonseca disse acreditar que existe a possibilidade de o Banco Mundial incluir no próximo pacote de investimentos para Cabo Verde a estrada de acesso a Dominguinhas, pela sua importância para o turismo e na ligação de várias comunidades da ilha de Santo Antão.
O autarca tem estado nos últimos anos a tranquilizar os agricultores, assegurando que se trata de um projecto que “tem sido discutido com o Governo e que será realizado nos próximos anos”.
Enquanto isso, os habitantes da Dominguinhas desejam que os deputados nacionais eleitos por Santo Antão coloquem “na agenda” a questão do desencravamento da zona.
Emídio Veríssimo, em representação da comunidade, incita os parlamentares de Santo Antão, de ambos dos dois partido, MpD (no poder) e PAICV (oposição), “a levar o Governo a priorizar” a construção da via, aguardada “há vários anos” pelas populações.
JM/AA
Inforpress/Fim