Porto Novo: Estrada e reparação da barragem subterrânea condicionam agricultura em Chã de Branquinho – agricultores

Porto Novo, 12 Abr (Inforpress) – A construção da estrada e a reparação da barragem subterrânea constituem os principais constrangimentos que afligem os agricultores em Chã de Branquinho, uma das principais zonas agrícolas do interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão.

O produtor agrícola Octávio Inocêncio destaca ainda, além da construção da via de acesso e da recuperação da barragem, danificada pelas cheias de Setembro de 2016, a necessidade de se proceder à recuperação da captação de água e das levadas, nessa zona.

Trata-se, segundo este agricultor, de constrangimentos que estão a dificultar o desenvolvimento da agricultura em Chã de Branquinho, zona de grande potencial agrícola, mas “muito condicionado” pelo isolamento e pela situação da barragem subterrânea, que não opera há quase quatro anos.

Albertino do Rosário, outro agricultor, disse acreditar que a estrada e a barragem vão “impulsionar” a actividade agrícola em Chã de Branquinho.

Porém, há garantias do Ministério da Agricultura e Ambiente de que, com a construção da estrada de acesso à Chã de Branquinho (as obras já foram lançadas), essa infra-estrutura hidráulica será recuperada.

A estrada, segundo este ministério, vai possibilitar o transporte das maquinarias pesadas que serão utilizadas na recuperação da barragem,  construída em 2012, e capaz de mobilizar 350 mil metros cúbicos/ano.

O projecto de recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho foi financiado no quadro do programa de recuperação de Santo Antão, na sequência das cheias em 2016, mas a falta de acesso tem impedido a reparação dessa infra-estrutura, pelo facto de exigir utilização de equipamentos pesados.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos