Porto Novo: Estrada de acesso a Martiene vai ser construída seguramente – ministra 

Porto Novo, 11 Abr (Inforpress) – A estrada de acesso a Martiene, no Porto Novo, faz parte do “plafond” das estradas a serem construídas, ainda este ano, na ilha de Santo Antão, estando o Governo a criar as condições para o lançamento do projecto.

Essa garantia foi dada, quarta-feira, no Parlamento, pela ministra das Infraestrutura, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, informando que a estrada para Martiene vai ser financiada no quadro do PRRA (Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades).

No quadro do PRAA, o Governo já lançou quatro estradas de acesso às localidades de Chã de Branquinho, Lagoa do Planalto Leste, Figueiral e Cruzinha, estando previsto ainda o lançamento, ainda este ano, da via para Martiene, a qual faz parte desse pacote para Santo Antão, em 2019.

“Dentro do PRRA, já lançámos quatro estradas e garante que Martiene vai acontecer seguramente”, avançou Eunice Silva, durante o debate sobre a infraestruturação em Cabo Verde.

A estrada, inicialmente, estimada em 25 mil contos, será uma via calcetada, com uma extensão de quatro quilómetros, com cortinas de protecção.

Quanto à estrada de acesso a Caíbros, Eunice Silva admite que se trata de “uma exigência” dessa localidade, mas “para já” são cinco vias previstas para Santo Antão para desencravar Chã de Branquinho, Lagoa do Planalto Leste, Cruzinha, Figueiral e Martiene, zonas de “grande potencial económico”.

A requalificação das orlas marítimas das cidades das Pombas e do Porto Novo, bem como a construção de um arrastadouro de botes em Janela são outros projectos previstos para Santo Antão, no decurso deste ano, anunciou a governante.

Ainda neste semestre, deverá ser lançado, também, o projecto de água e saneamento para Santo Antão, no âmbito do qual se prevê a melhoria das redes de água nos três municípios e instalação de uma rede de esgotos e uma estação de tratamento, no Porto Novo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos