Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – A construção da estrada de acesso a Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, constitui “uma grande aspiração” da população desta aldeia encravada no interior deste município, disse hoje a presidente da associação comunitária.
Rosa Miranda disse que constantemente o mar bravo impede a saída das pessoas da localidade, situação que, a seu ver, isola ainda mais Monte Trigo, lembrando que “a construção da estrada é uma promessa” do Governo.
“Precisamos da estrada que, aliás, foi prometida pelo Governo. Quando o mar esta bravo é impossível sair desta zona”, sublinhou a líder associativo, adiantando que a falta de um desembarcadouro tem dificuldades também a vida das pessoas que vivem nesse povoado,
A mesma fonte pediu, por outro lado, à Delegacia de Saúde do Porto Novo o reforço da presença médica em Monte Trigo, já que por causa do isolamento “fica difícil” para a população, sobretudo, por causa dos custos, deslocar-se à zona vizinha do Tarrafal, para uma consulta.
Deslocar-se de bote até Tarrafal (percurso faz-se em 45 minutos) custa quatro mil escudos, razão pela qual Rosa Miranda pediu às autoridades de saúde no concelho do Porto Novo para reforçarem as visitas médicas a esta comunidade, com quase 400 habitantes.
“É por esta e outras razões que queremos uma estrada para Monte Trigo, que foi prometida pelo Governo”, notou a responsável, que exortou ainda o executivo a levar adiante a “prometida unidade de dessalinização de água” para a localidade, cuja população continua a consumir “uma água de má qualidade”.
JM/AA
Inforpress/Fim