Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Vinte vendedeiras de pescado no município do Porto Novo estão a ser capacitadas em manuseamento, conservação e transformação de pescado, visando a preparação da classe para operar no mercado de peixe, já na fase de conclusão.
O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia, explicou que a formação, financiada pela cooperação luxemburguesa, no âmbito do fundo de descentralização, foi aberta terça-feira, 09 e tem duração de cinco dias.
A formação, ministrada pela Escola do Mar Cabo Verde, tem como propósito a capacitação das peixeiras com competências que lhes permitem melhorar e inovar a sua actividade e obter maiores rendimentos.
Com a construção do mercado de peixe, a formação será “uma mais-valia”, já que as formandas vão poder familiarizar-se com as técnicas de conservação e transformação do pescado, explicou também o vereador da formação profissional da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, ao presidir ao acto de abertura da formação.
A formação insere-se num programa de capacitação dos operadores de pesca no Porto Novo, abarcando domínios como higiene e segurança alimentar, manuseio, conservação e transformação de pescado.
Mais de 50 pescadores e peixeiras vão ser contemplados com este programa, que surge no quadro de uma parceria entre o Governo, a edilidade porto-novense e a Associação dos Pescadores do Porto Novo.
O mercado de peixe do Porto Novo, cujas obras devem ficar concluídas antes do final deste ano, vai permitir organizar todo o processo de comercialização do pescado, que, até agora, é feita nas ruas, sem condições de higiene e segurança para os consumidores.
JM/ZS
Inforpress/Fim